quarta-feira, 30 de abril de 2014

3º Encontro do Pacto do Ensino Médio


No final da tarde do dia 30.04.2014,  às 17h15, iniciou o 3º Encontro com o primeiro grupo. 

Temática: Pesquisa sócio antropológica, Diretrizes Curriculares Nacionais


Atividades coletivas:
* Construção do cartaz sobre os desafios do Ensino Médio (reflexão e socialização da atividade individual do encontro anterior).
1º Grupo

















2º Grupo








 Apresentação da resolução 2/2012, com slides, ressaltando os eixos das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e relatos dos participantes sobre atividades e projetos desenvolvidos na Escola Wolfram (atividades da profª Claudia para implantar a Rádio Escola e os Projetos do prof. Clóvis para o Ensino Médio Integrado):
IV - sustentabilidade ambiental como meta universal;

V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;
VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização.
 
Estabelecer paralelo entre a resolução nº 02/2012 e o capítulo 3 do caderno 1,  organizando um painel que contemple os pontos destacados na análise (ação/reflexão da pg. 40 caderno 1)..




Reflexão e Ação – 3° Encontro - Pacto do EM na E.E.E.M. Wolfram Metzler
Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
Reflexão e registro no painel sobre como desenvolver estudos que fundamentam práticas pedagógicas que contribuem para a materialização dessa proposta na escola, nas áreas do conhecimento favorecendo a formação integral do estudante.
O grupo decidiu colocar no quadro, primeiramente, palavras que representam o trabalho das diferentes, mostrando com isso a formação do estudante:


 Como será que esse trabalho será reproduzido no papel pardo?

O segundo grupo concluiu no dia 08.05.2014.

2º Grupo  


Que trabalho!!! Valeu.
André, Cássio, Clara, Claudia, Clóvis, Daiane, Deise, Elida, Graziela, Juliara, Jussara, Robert, Sofia e Vanessa.

2 comentários:

Unknown disse...

QUE MARAVILHA!! PARABÉNS IVONIR E PROFESSORES PELA BELA REFLEXÃO QUE ESTÃO FAZENDO NA ESCOLA! ASSIM É QUE SE CONSTRÓI UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!!
PARABÉNS E BOM TRABALHO!

MARISTELA

Ivonir Silveira da Rosa disse...

Obrigada, Maristela.
A turma está envolvida e comprometida com o Pacto.
Temos uma ótima Formadora Regional.
Saiba que muito é reflexo do teu trabalho. Trabalho esse que nos dá tranquilidade.